Coronavírus

Advogados pedem ao MPF exame psiquiátrico de Jair Bolsonaro; leia pedido na íntegra

Agência Brasil
Grupo pediu a interdição do presidente sob o argumento de que ele seria incapaz dos atos da vida civil  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 21/03/2020, às 20h57   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

Um grupo de advogados protocolou, neste sábado (21), ao Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF-DF) um pedido para que o presidente Jair Bolsonaro seja interditado, ou seja, considerado incapaz para os atos da vida civil. Os "Advogados e Advogadas pela Democracia" pediram que seja feita uma avaliação psiquiátrica do chefe de governo.

De acordo com a ação, a atuação do presidente da República em relação à crise do coronavírus, que ora minimiza a doença, ora a trata como caso um sério, é motivo para que seja solicitado o exame.

Ainda segundo a representação, as atitudes de Bolsonaro parecem "configurar considerável grau de desorientação e confusão psíquica". As declarações desencontradas sobre o resultado do teste para a confirmação da doença pelo presidente também são usadas como justificativa.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) inicialmente confirmou, no dia 13 de março, à Fox News o pai teria sido confirmado com coronavírus, depois, Jair afirmou que o teste deu negativo. No entanto, o chefe do Executivo não divulgou o exame atestando que não está infectado.

"Ante o exposto, proponha ação judicial destinada à interdição do representado, com pedido de constituição imediata e urgente de uma Junta Médica para a sua avaliação psiquiátrica, que possa embasar, se necessário, a sua interdição e a designação um curador, diante de sua incapacidade para o exercício dos atos da vida civil, mormente o exercício do cargo para o qual foi eleito e empossado", diz trecho da solicitação.

Clique aqui e leia o pedido na íntegra.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp