Coronavírus

Bolsonaro aciona STF contra medidas restritivas nos estados e municípios

Alan Santos/PR
Bnews - Divulgação Alan Santos/PR

Publicado em 27/05/2021, às 21h29   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apresentou ação ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que sejam declaradas inconstitucionais as medidas de governadores e prefeitos por lockdown e toques de recolher em razão da pandemia da Covid-19.

De acordo com a CNN Brasil, formalmente, trata-se de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) apresentada pela Advocacia-Geral da União (AGU), entidade que representa juridicamente o presidente e servidores federais.

A ação é assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo advogado-geral da União, André Mendonça.

Em nota, a AGU afirma que Bolsonaro não está questionando decisões anteriores do STF, que reconheceu direito de governadores e prefeitos decretarem medidas sanitárias de restrição ao deslocamento, mas sim que "algumas dessas medidas não se compatibilizam com preceitos constitucionais inafastáveis".

"[A ação] considera que algumas dessas medidas não se compatibilizam com preceitos constitucionais inafastáveis, como a necessidade de supervisão parlamentar, a impossibilidade de supressão de outros direitos fundamentais igualmente protegidos pela Constituição e a demonstração concreta e motivada de que tais medidas atendem ao princípio da proporcionalidade", afirma a nota.

Ainda segundo a Advocacia-Geral, a intenção da ação é invalidar juridicamente esses decretos, mas, também, que sejam considerados "os devastadores efeitos que medidas extremas e prolongadas trazem para a subsistência das pessoas, para a educação, para as relações familiares e sociais, e para a própria saúde – física e emocional – da população".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp