Eleições

Por unanimidade, TRE-RJ torna Crivella inelegível

Fernando Frazão/Agência Brasil
Defesa do prefeito irá recorrer da decisão  |   Bnews - Divulgação Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicado em 24/09/2020, às 15h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) decidiu por unanimidade, nesta quinta-feira (24), pela inelegibilidade de Marcelo Crivella (Republicanos), prefeito do Rio de Janeiro. O julgamento havia sido interrompido nesta terça-feira (22), após o pedido de vista do desembargador Vitor Marcelo Rodrigues.

Os sete desembargadores entenderam que Crivella deveria ficar inelegível por causa de um comício realizado na Comlurb em 2018. A defesa do prefeito afirmou que irá recorrer da decisão do TRE-RJ.

O prefeito é candidato à reeleição e, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, ele já fica inelegível nesta eleição [a menos que a situação seja revertida no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)]. Os advogados do político argumentam que ele está apto a participar do pleito municipal deste ano. 

Comício Comlurb

Em setembro de 2018, funcionários da Comlurb foram convocados e levados em carros oficiais para uma reunião na quadra da escola de samba Estácio de Sá. No local, o filho de Crivella, Marcelo Hodge Crivella, foi apresentado como pré-candidato a deputado.

"Eu não podia deixar de vir aqui pedir a vocês, humildemente. Não é o prefeito que tá pedindo, nem é o pai do Marcelinho. É um carioca", disse Crivella no evento.

A ação foi movida pelo PSOL e pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp