Eleições

Justiça cassa a candidatura do ex-senador Lindbergh Farias para vereador do Rio

dilson Rodrigues/ Agência Senado
Ex-senador petista ainda pode recorrer da decisão  |   Bnews - Divulgação dilson Rodrigues/ Agência Senado

Publicado em 22/10/2020, às 16h44   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A 23ª Promotoria Eleitoral do Rio acolheu um pedido do Ministério Público Eleitoral para cassar a candidatura do ex-senador Lindbergh Farias (PT) para o cargo de vereador no Rio de Janeiro. De acordo com informações do portal UOL, a decisão foi dada na última quarta-feira (21) e o petista ainda pode recorrer.

No pedido de cassação, o MP cita a suspensão de direitos políticos de Lindbergh em dezembro do ano passado, quando o ex-senador foi condenado pela 1ª Câmara Cível do TJRJ por lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito.

O MP explica que, de acordo com a condenação, o político realizou "propaganda pessoal antecipada" em 2008, quando ainda era prefeito de Nova Iguaçu, e por isso encontra-se inelegível. Procurado pelo portal, Lindbergh afirmou que a decisão "está em absoluto confronto" com o posicionamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

"Trata-se de uma condenação por suposta promoção pessoal, pelo uso de uma marca (um "sol") em minha gestão enquanto Prefeito do Município de Nova Iguaçu, tendo sido expressamente afastada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro a hipótese de qualquer dano ao erário ou muito menos enriquecimento ilícito", afirmou Lindbergh.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp