Eleições

Mais de 145 mil eleitores baianos já justificaram ausência pelo e-Título

Reprodução/Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), montante representa 1,33% dos cidadãos aptos a votar no estado  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 23/11/2020, às 19h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Até a manhã desta-segunda-feira (23), 145.422 eleitores baianos já  haviam justificado ausência no primeiro turno das Eleições Municipais 2020, através do aplicativo e-Título. As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com a corte, o montante representa 1,33% dos cidadãos aptos a votar no estado. 

Até o momento, com 10.893.320 eleitores, a Bahia fica atrás apenas dos estados do Rio de Janeiro (206.132), Minas Gerais (215.392) e São Paulo (644.851) em número de justificativas enviadas pelo app. Aqueles que não puderam comparecer à seção eleitoral no primeiro turno, no último dia 15 de novembro, e também não conseguiram justificar a ausência, poderão votar normalmente no segundo turno. 

Na Bahia, apenas as cidades de Feira de Santana e Vitória da Conquista terão votação no próximo domingo (29). O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da votação deve justificar sua ausência em até 60 dias após cada turno da votação, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título. 

Excepcionalmente, o procedimento também pode ser feito preenchendo um  formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser obtido  na página do TSE, nas unidades de atendimento da Justiça Eleitoral e, no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa autorizados.

O e-Título - que pode ser baixado pela Google Play ou App Store - oferece serviços como a via digital do título de eleitor,  emissão de certidões de quitação eleitoral e  crimes eleitorais, bem como consulta e emissão de Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento de multas por ausências injustificadas às urnas, consulta ao local de votação etc.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp