Cidades

TJ-BA celebra 410 anos em encontro com presidentes de tribunais do país

BNews
Programação segue nesta sexta-feira (15), com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli   |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 14/03/2019, às 19h50   Eliezer Santos


FacebookTwitterWhatsApp


Mais antigo das Américas, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) celebra 410 anos na noite desta quinta-feira (14) durante o 116º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça do Brasil, no Fórum Ruy Barbosa. A cerimônia inclui entrega de medalhas comemorativas a magistrados, servidores e autoridades nacionais e internacionais. Acompanham a solenidade o prefeito ACM Neto (DEM), o vice-governador da Bahia João Leão (PP) e os presidentes da Câmara Municipal de Salvador e Assembleia Legislativa da Bahia, Geraldo Júnior (SD) e Nelson Leal (PP), respectivamente.

A programação segue nesta sexta-feira (15), com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, que virá pela primeira vez a Salvador desde que tomou posse em setembro do ano passado. Ele fará palestra sobre “Desafios do Poder Judiciário no Século XXI” fechada para os Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil.

Uma exposição na sede da Corte, no Centro Administrativo da Bahia, mostra cronologicamente os atos do TJ-BA. As ações comemorativas incluem ainda o lançamento de um novo livro trazendo a história dos 410 anos do Tribunal, elaborado com o apoio do Instituto Justiça e Cidadania.

A partir de um termo de doação assinado na terça-feira (12), o TJ-BA conseguiu reaver ao seu acervo histórico, instalado no Fórum Ruy Barbosa, um sino que era usado no contexto de pregão das audiências, e uma urna utilizada no sorteio dos integrantes do Tribunal do Júri.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp