Justiça

"Querem saber é se foi o Lula que pagou a defesa", diz advogado de Adélio sobre buscas em escritório

Agência Brasil
"A partir de agora qualquer juiz vai tomar telefone de advogado no momento que quiser, até dentro do fórum", disse  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 22/12/2018, às 08h03   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O advogado Zanone Manuel de Oliveira Júnior reagiu de forma tranquila com relação à busca e apreensão feita no seu escritório, em Belo Horizonte. "Estou surfando em águas havaianas", disse ele à Folha, entre gargalhadas, sobre a possibilidade de a PF descobrir alguma irregularidade acerca da defesa de Adelio Bispo de Oliveira, o homem que esfaqueou o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). "O que eles querem saber é se foi o Lula que pagou a defesa, se foi o PSOL, o Jean Willys", completou Zanone. Adelio foi já filiado ao PSOL.

O criminalista classificou como "normal" a busca e apreensão feita no seu escritório, em Belo Horizonte, mas considerou a apreensão de seu telefone celular um precedente perigoso. "Ali tem a intimidade de mais de mil pessoas que escolheram o meu escritório, inclusive policiais, promotores. A partir de agora qualquer juiz vai tomar telefone de advogado no momento que quiser, até dentro do fórum. Isso é um risco para o direito de defesa de qualquer pessoa", afirmou.

Zanone negou com veemência a hipótese de ter assumido a causa de graça, em troca da enorme exposição que o caso pode lhe trazer, e reafirmou aquilo que já havia dito em depoimento: recebeu de R$ 25 mil no primeiro momento de um patrocinador anônimo que desapareceu ao receber o valor total da defesa (R$ 300 mil) e que veículos de comunicação bancaram viagens da defesa a Campo Grande (MS), onde Adelio está preso em regime de segurança máxima.

"Estou totalmente tranquilo. Podem procurar que não vão achar uma agulha aqui. Eu me cuido. Mas fico pesaroso porque está abrindo um precedente", disse o advogado. Ele creditou a ação da PF e o aumento das cobranças por um esclarecimento do caso nas redes sociais à proximidade da posse de Bolsonaro. "Isso é por causa da posse. Inclusive se o Bolsomito quiser contratar o meu escritório é só me procurar. Não tenho absolutamente nada contra ele", afirmou.

Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil se manifestou: "se confirmadas as informações divulgadas pela imprensa como justificativa do cumprimento da ordem judicial, estaremos diante de um atentado à lei e ao Estado Democrático de Direito. Não se pode pretender combater o crime cometendo outro crime".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp