Justiça

Victor Hugo tem bens bloqueados pela Justiça

Reprodução/Barra Shopping Sul
A empresa também é acusada de formação de grupo econômico  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Barra Shopping Sul

Publicado em 15/01/2019, às 21h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma dívida tributária de mais de R$ 300 milhões fez com que a grife de luxo Victor Hugo, famosa por suas bolsas e acessórios, tivesse seus bens bloqueados pela Justiça. A empresa também é acusada de formação de grupo econômico, com quase dez alterações contratuais desde a sua criação em 1980, no Rio de Janeiro.

O registro da marca em offshores no Uruguai e em Belize está entre as movimentações consideradas suspeitas. A Justiça proibiu a venda da Victor Hugo e definiu, em caráter liminar, que fossem bloqueados 50% dos pagamentos de sete empresas compradoras dos produtos da grife e de 30% das transações efetuadas por meio de cartões de crédito e débito das operadoras Cielo, Redecard e American Express.

"Evidência da formação do grupo econômico com intuito de ocultar patrimônio da devedora, bem como através de criação de offshore para blindagem patrimonial, além da incompatibilidade da receita bruta e movimentação financeira da devedora, demonstrada na pesquisa CCS [Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro], com os valores obtidos no bloqueio pelo Bacenjud [plataforma de bloqueio de dinheiro diretamente da conta bancária]", diz um trecho da decisão da juíza Livia Maria de Mello Ferreira, da 8ª Vara Federal de Execução Fiscal do Rio de Janeiro. A Victor Hugo pretende recorrer da decisão.

Em outro trecho, a magistrada avalia que “fica evidente que as constantes reorganizações societárias tiveram o nítido intuito de realizar um planejamento tributário ilegítimo com abuso de forma e de direito, confusão patrimonial, simulação, fraude à lei e desvio de finalidade, os quais teriam o objetivo único de frustrar o pagamento de débitos fiscais, o que de fato, tem ocorrido”.

Fundada pelo uruguaio Victor Hugo Alves Gonzalez, a grife possui mais de 70 lojas franqueadas e vende seus produtos em centenas de lojas multimarcas e relojoarias no Brasil. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp