Justiça

Inquérito aberto por Toffoli investiga Deltan Dallagnol e auditores da Receita

STF / Divulgação
Presidente do Supremo determinou abertura de investigação para apurar ataques à Corte  |   Bnews - Divulgação STF / Divulgação

Publicado em 15/03/2019, às 07h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, abriu um inquérito para apurar ofensas consideradas criminosas à Corte e seus integrantes, nesta quinta-feira (15). As informações são do jornal O Globo.

De acordo com a reportagem, entre os alvos, estão procuradores da Lava-Jato que postaram vídeos na internet conclamando a população a tomar partido no julgamento de hoje, como Deltan Dallagnol. Outro investigado será Diogo Castor, que publicou um artigo dizendo que o tribunal preparava um “golpe” contra a Lava-Jato.

Também será investigada a ação da Receita Federal, que recentemente incluiu o ministro Gilmar Mendes, sua mulher, a advogada Guiomar, e a mulher de Toffoli, a advogada Roberta Rangel, em uma lista de movimentações financeiras suspeitas, para serem averiguadas. A suspeita é de denunciação caluniosa, pois a investigação preliminar teria chegado a conclusões graves sem provas concretas.

O relator do caso é o ministro Alexandre de Moraes. Deve ser designado um delegado da Polícia Federal e um juiz auxiliar para conduzir as investigações. As apurações não terão a participação da Procuradoria-Geral da República (PGR), como os outros inquéritos que tramitam no tribunal. O inquérito foi aberto por meio de portaria, e não a pedido da PGR. A situação está prevista no Regimento Interno do STF. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp