Justiça

MP abre inquérito sobre perdas da Petrobras após saída de Pedro Parente

Agência Brasil
Parente deixou o cargo na esteira da crise dos caminhoneiros  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 09/08/2019, às 07h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Mais de ano após a renúncia de Pedro Parente da presidência da Petrobras, em 1º de junho de 2018, o Ministério Público Federal abre inquérito para apurar as perdas sofridas pela estatal na data do anúncio, feito pela manhã, durante o horário de funcionamento da Bolsa. A informação é da coluna Painel S.A, da Folha.

Segundo a publicação, naquele dia, as ações da Petrobras fecharam em queda de quase 15%, enquanto as da empresa de alimentos BRF, para onde o executivo seguiria duas semanas depois, subiram aproximadamente 9%. Na saída de Parente, no ano passado, a Petrobras perdeu R$ 40 bilhões em valor de mercado em um dia. As negociações dos papéis chegaram a ser suspensas pela B3 devido às oscilações.

Ainda segundo a coluna, o mercado o via com bons olhos, tanto pela governança como pelos resultados operacionais e financeiros. Sob o comando dele, a Petrobras acelerou o plano de venda de ativos, reduzindo o endividamento e racionalizou a política de preços.

Parente deixou o cargo na esteira da crise dos caminhoneiros. E, 13 dias depois, aceitou convite para ser presidente-executivo da BRF, onde já ocupava a presidência do conselho de administração. Assumiu o cargo com o aval da comissão de ética da Presidência da República. Questionamento semelhante sobre o horário de divulgação da renúncia de Parente com pregão em curso já havia sido levado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) na ocasião, mas não houve conclusão de irregularidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp