Justiça

STF rejeita denúncia contra ministro do TCU

[STF rejeita denúncia contra ministro do TCU ]
10 de Setembro de 2019 às 18:40 Por: Arquivo/ Agência Brasil Por: Redação BNews 0comentários

A 2ª turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz. A maioria votou a favor da rejeição, o placar foi de 3 a 2. 

Além de Cedraz, seu filho Tiago, que atua como advogado em Brasília, e mais dois acusados foram denunciados pela PGR em 2018. Eles teriam, supostamente, negociado e recebido valores da UTC Engenharia para influenciar o julgamento de processos sobre à usina Angra 3, que estavam em andamento no TCU.

Alegando que as denúncias contra Cedraz vieram principalmente de delações premiadas de membros da UTC, especialmente Ricardo Pessoa, e que nelas não existe nada que indique atitudes suspeitas do ministro, o advogado e ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo fez a defesa oral de Cedraz.

O ministro Edson Fachin, relator do caso, defendeu que há justa causa para o recebimento da denúncia. Na avaliação dele, as teses defensivas não superam o propósito “do inoportuno pedido de vista, qual seja, de projetar o poder de influência enaltecido pelo coacusado Tiago”. Contudo, ele foi derrotado.

Com a rejeição da denúncia, Tiago Cedraz e mais dois acusados irão responder às acusações na primeira instância da Justiça do Distrito Federal. 

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

Eduardo Entrevista

Mais Lidas