Justiça

TSE julga na terça se partidos políticos podem ser criados com assinatura digital

[TSE julga na terça se partidos políticos podem ser criados com assinatura digital]
Por: Agência Brasil Por: Monica Bergamo/Folhapress 0comentários

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deve decidir na terça (26) se a Justiça pode aceitar assinaturas eletrônicas de eleitores para a formação de um partido político. A decisão interfere nos planos de Jair Bolsonaro, que está lançando uma nova legenda.

O presidente tem pressa: se seu partido for oficializado até abril, poderá lançar candidatos a vereador e a prefeito. Para isso, precisa coletar 491.967 assinaturas, que precisam ser checadas pela Justiça Eleitoral. As rubricas eletrônicas acelerariam o processo.

A situação, no entanto, não é tranquila: o Ministério Público Eleitoral já deu parecer contrário e ministros do TSE tendem a rejeitar a inovação.

O advogado Admar Gonzaga, que está à frente da formação do novo partido, afirma que o grupo de Bolsonaro não está contando com a possibilidade de assinaturas digitais. “Essa narrativa foi criada pela imprensa”, afirma ele.

“Em primeiro lugar, poucas pessoas têm assinaturas certificadas. E elas teriam que ser conferidas no cartório. Seria o dobro do trabalho”, segue Gonzaga.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

PodCast

Mais Lidas