Justiça

Planalto ignora decisão do STF e mantém sob sigilo gastos do cartão corporativo 

Reprodução // Agência Brasil
Segundo o Portal da Transparência, a Presidência desembolsou, na gestão de  Bolsonaro, R$ 14,5 milhões com cartões corporativos  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Agência Brasil

Publicado em 07/12/2019, às 09h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Palácio do Planalto ignorou decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) e manteve sob sigilo os gastos com cartão corporativo da Presidência. Desde 1967, um decreto militar ampara a decisão de não divulgar as despesas da Presidência. Há exatos trinta dias, no entanto, o STF derrubou o artigo 86 do decreto-lei 200/67, segundo o qual a movimentação dos créditos destinados à realização de despesas reservadas ou confidenciais do presidente ou de ministro deveria ser feita sigilosamente.

O governo foi notificado em novembro sobre a mudança, mas não alterou o seu procedimento. Um mês após a decisão do Supremo, provocada por uma ação do partido Cidadania (ex-PPS), a Secretaria-Geral da Presidência (SGP) continua mantendo os gastos presidenciais em sigilo e disse que não pretende torná-los públicos. Segundo dados do Portal da Transparência do Governo Federal, a Presidência desembolsou, na gestão de Jair Bolsonaro, R$ 14,5 milhões com cartões corporativos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp