Justiça

Nome de secretário-geral ganha força para ocupar vaga no Supremo

Marcos Corrêa/PR
Jorge Oliveira é filho de Jorge Francisco. Ele trabalhou com o presidente Jair Bolsonaro durante 20 anos e foi seu chefe de gabinete   |   Bnews - Divulgação Marcos Corrêa/PR

Publicado em 26/01/2020, às 10h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O titular da Secretaria Geral da Presidência, Jorge Oliveira, tem ganhado força na corrida por uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente Jair Bolsonaro terá de indicar um nome para a vaga que será aberta com a aposentadoria do decano Celso de Mello, em novembro deste ano. 

De acordo com informações do jornal O Globo, a indicação de Oliveira atende ao anseio presidencial de ter alguém de sua extrema confiança na Corte Constitucional. O Secretário-geral da Presidência é filho de Jorge Francisco, que trabalhou com Bolsonaro durante 20 anos e foi seu chefe de gabinete. 

Bolsonaro lembrou dessa proximidade em dezembro, quando admitiu, em café da manhã com jornalistas, que Oliveira era um “bom nome” para o STF e destacou que ele o acompanha “há uns dez, 12 anos”.

Contudo, fontes escutadas pela publicação avaliam que a atuação de Oliveira à frente da Subchefia de Assuntos Jurídicos (SAJ) como "fraca", e responsável por alguns dos desgastes enfrentados pelo governo no último ano. Duas medidas provisórias (MP) editadas por Bolsonaro foram derrubadas pelo STF ao longo de 2019. 

Formado em Direito e em Administração de Segurança Pública e tem pós-graduação em Direito Público, Oliveira atuou como assessor parlamentar no Congresso e na Câmara Legislativa do Distrito Federal e foi chefe de gabinete do deputado Eduardo Bolsonaro.

O atual advogado-geral da União André Mendonça e o ministro da Justiça Sergio Moro também costumam ser citados como possíveis indicações de Bolsonaro para o Supremo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp