Justiça

PGR se manifesta no STJ contra habeas corpus apresentado por Dario Messer

Agência Brasil
Pareceres afirmam que prisão preventiva é necessária para a garantia da ordem pública  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 07/02/2020, às 06h39   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) manifestações contra dois habeas corpus apresentados por Dario Messer, conhecido como o “doleiro dos doleiros”, preso em julho do ano passado, no âmbito da Operação Marakata, um desdobramento da Lava Jato.

As investigações apontam que Dario Messer comandava o comércio ilegal de esmeraldas e outras pedras preciosas e semipreciosas que movimentou cerca de U$ 44 milhões, quase R$ 190 milhões. Ele foi denunciado pelos crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Na manifestação, a PGR defende que a prisão preventiva é necessária para a garantia da ordem pública e aplicação da lei penal. A subprocuradora-geral da República, Luiza Frischeisen, que assina o parecer, relata que a prova da existência do crime e os indícios de autoria estão demonstrados no processo e na denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF).

Por se considerar a gravidade dos delitos cometidos por Dario Messer e o fato de que ele ficou foragido por mais de um ano, o parecer conclui que conceder o habeas corpus seria perigoso. Quando esteve foragido, o doleiro se escondeu no Paraguai com a ajuda de suspeitos de tráfico de drogas e contrabando, que foram alvos da Operação Patrón.

A manifestação também chama atenção para o fato de que Dario realizou diversas cirurgias plásticas para impedir que fosse reconhecido com o objetivo de assegurar a liberdade e dificultar o trabalho das autoridades brasileiras. “Tais fatos comprovam que, caso seja colocado em liberdade, Dario Messer empreenderá esforços para se furtar à aplicação da lei penal, colocando em risco a instrução criminal”, reforça a PGR.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp