Justiça

Lousado avalia que sucessor no MP-BA terá de dar seguimento a estruturação de promotorias

Vagner Souza/BNews
Procuradores do MP-BA realizam eleição para composição de lista tríplice. Próximo procuradora-geral sairá da relação de nomes  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 07/02/2020, às 12h15   Yasmin Garrido e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

A procuradora-geral Ediene Lousado avaliou nesta sexta-feira (7) que seu sucessor terá de dar continuidade ao processo de estruturar as promotorias baianas. Lousado falou com o BNews nesta manhã, na sede do Ministério Público da Bahia (MP-BA), no CAB, onde acontece ao longo do dia a eleição para a lista tríplice do cargo de chefe do parquet. 

“Estruturamos as promotorias, mas esse é um trabalho que precisa ser feito ainda pelo próximo procurador geral - que certamente dará continuidade a todo o esforço que fizemos para dotar as procuradorias de uma estrutura que fosse realmente voltada ao atendimento das demandas sociais”, opinou.

Primeira mulher a ser eleita para o cargo de Procuradora-Geral de Justiça da Bahia por duas vezes consecutivas, em 2016 e 2018, ela se prepara para passar o comando do MP-BA para um dos três nomes que serão escolhidos pelos seus pares. Após o resultado do sufrágio, a relação de nomes será encaminhada ao governador Rui Costa (PT). Caberá a ele a escolha do novo procurador-geral. 

Concorrem à lista tríplice os procuradores Sara Mandra Moraes Rusciolelli Souza, Paulo Gomes Júnior e Wellington César Lima e Silva e os promotores de Justiça Alexandre Soares Cruz, Cássio Marcelo de Melo Santos, Marcelo Henrique Guimarães Guedes, Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti, Pedro Maia Souza Marques e Rogério Luís Gomes de Queiroz.

Lousado diz que o biênio que será concluído em breve foi de muito trabalho, e um momento de dar seguimento às “sementes plantadas” durante sua primeira gestão. “Nós não tivemos só que dar prosseguimento [a medidas da primeira gestão], mas, como de forma mais firme, implantar o que precisávamos para que a instituição avançasse e se modernizasse - dando melhores condições de trabalho a promotores e servidores”, salientou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp