Justiça

Cúpula das Forças Armadas considera branda pena de militar preso com drogas

Reprodução
Sargento Manoel Rodrigues foi detido na Espanha com 39 Kg de cocaína quando viajava na tripulação de apoio do presidente  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 25/02/2020, às 12h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A cúpula das Forças Armadas considerou "branda" a pena de seis anos de prisão dada pela justiça espanhola ao sargento brasileiro Manoel Silva Rodrigues. Ele foi detido em 2019 com 39 quilos de cocaína quando viajava como parte da tripulação de apoio do presidente Jair Bolsonaro.

Militares ouvidos pelo jornal Estado de São Paulo, avaliam que a pena foi "pequena" e "aumenta a sensação de impunidade" - considerando a gravidade do crime e a quantidade de droga apreendida.

A assessoria de imprensa da Força Aérea Brasileira (FAB) destaca que apesar da condenação na Espanha, o Ministério Público Militar ofereceu denúncia à Justiça Militar e o processo ainda tramita no Brasil.

O Código Penal Militar prevê pena de reclusão de até cinco anos tanto para o consumo e para a posse quanto para o tráfico de drogas, misturando em um mesmo artigo múltiplas situações. 

Segundo a publicação, além da denúncia na Justiça Militar, a Polícia Federal abriu um inquérito no ano passado para apurar eventuais ligações do militar com narcotraficantes, bem como as circunstâncias que propiciaram a obtenção da droga.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp