Justiça

Justiça torna réus acusados de matar índio Guajajara no Maranhão

Patrick Raynaud/APIB
Crime aconteceu em novembro do ano passado.  |   Bnews - Divulgação Patrick Raynaud/APIB

Publicado em 24/03/2020, às 08h18   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

A Justiça Federal no Maranhão aceitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra dois acusados de terem assassinado o indígena Paulo Paulino Guajajara, na terra Araribóia, em Bom Jesus das Selvas, em novembro do ano passado. Os dois se tornaram réus no processo. 

A informação foi confirmada pelo o jornalista e colunista Lauro Jardim, do O Globo, na manhã desta terça-feira (24). A ação contra o indío foi uma represália promovida por Antônio Wesly, Raimundo Nonato e Márcio Gleik, por dias antes, terem tido suas motos danificadas por Paulino e o também indígena Laércio Sousa, que atuavam como guardiões da floresta. O trio entraram armado na terra indígena para caçar e extrair madeira.

Na ocasião do crime, Wesly e Nonato mataram Paulino Guajajara, assassinaram Gleik por engano e balearam Sousa, que sobreviveu. Em sua decisão, o juiz Luiz Bomfim Filho alegou que o crime pode não ter sido motivado apenas por um desentendimento esporádico já que “as vítimas exerciam aparentemente um papel de liderança perante a comunidade indígena”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags