Justiça

Pela segunda vez, Justiça determina que Rodrigo Valadares remova propaganda irregular contra Danielle Garcia

Divulgação
Juiz determinou exclusão das postagens no prazo de 24 horas, contados da intimação, sob multa diária de R$ 1.000  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 02/06/2020, às 12h30   Redação AjuNews


FacebookTwitterWhatsApp

Pela segunda vez, a Justiça Eleitoral determinou que o deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB) remova propaganda eleitoral irregular na qual ataca a pré-candidata à prefeitura de Aracaju, a delegada Danielle Garcia (Cidadania), nas redes sociais.

Obtida pelo AjuNews, a decisão do juiz da 27ª Zona Eleitoral, José Pereira Neto, foi assinada na segunda-feira (1º). A representação foi feita pelos advogados Saulo Ismerim Medina Gomes e José Edmilson da Silva Júnior.

A defesa jurídica de Danielle pediu tutela provisória de urgência para imediata suspensão das postagens irregulares e notificação do deputado e do Facebook, também responsável pelo Instagram, com proibição definitiva da propaganda sob combate e aplicação da multa prevista.

À Justiça, o Cidadania e Danielle alegaram que o parlamentar, também pré-candidato à prefeitura da capital sergipana, veiculou propaganda eleitoral irregular no Instagram e Facebook com fotografia dela ao lado do senador Alessandro Vieira (Cidadania) seguida dos comentários: “Candidata a Prefeita do Senador da Censura na Internet”, “Não votem no Cidadania, não votem no 23” e das hashtags #DerreteAlessandro #DerreteCidadania #DerreteDanielle #AlessandroTraidor #AlessandroDitador #VotoPerdido #CensuraNão.

O partido e a delegada também justificaram que o deputado “marcou o perfil dela e que a postagem é de vasto alcance e causa prejuízo à honra e imagem da candidata ao acusá-la de prática de censura, além de pedir que os representados não sejam votados”.

Em sua decisão, o juiz avaliou que os documentos anexados confirmam as afirmações da representação. “São diversas as postagens com o evidente intuito de macular a possível candidata/concorrente e, assim, desacreditá-la perante o eleitorado de Aracaju”.

O magistrado ainda acrescentou que “trata-se de comportamento voluntarioso, muitas vezes despido de ética; pessoas, às mais das vezes, por inocência ou maldade, divulgam aleivosias baseadas apenas em aparências ou visões tendenciosas. Necessário é que se refreie esse comportamento danoso, pois a notícia séria, ainda que de interesse público, só pode ser lançada depois prévia oportunidade à defesa”.

Na decisão, Pereira Neto destacou que “todas vezes que os autores dessas postagens são contrariados, invocam a liberdade de expressão. Esquecem, todavia, que tão importante quanto a liberdade de expressão são os outros princípios constitucionais, entre eles o do contraditório, privacidade, honra, dignidade da pessoa humana”.

Após o exposto, o juiz determinou exclusão das postagens no prazo de 24 horas, contados da intimação, sob multa diária de R$ 1.000.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags