Justiça

Conselho abre nova investigação contra Deltan e dá prazo para Aras fornecer informações

Arquivo/Agência Brasil
Procedimento vai apurar denúncias feitas pela OAB contra procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba   |   Bnews - Divulgação Arquivo/Agência Brasil

Publicado em 09/07/2020, às 16h32   Mônica Bergamo/Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

O CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), que fiscaliza a atuação de procuradores no Brasil, decidiu abrir um procedimento para apurar denúncias feitas pela OAB contra procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba -entre eles, Deltan Dallagnol, que coordena os trabalhos.

O conselheiro Otavio Luiz Rodrigues Jr. deu prazo de 15 dias para que o procurador-geral da República, Augusto Aras, forneça as informações "que entender cabíveis", bem como "cópias de documentos" sobre a diligência feita pela subprocuradora Araújo em Curitiba. A visita dela causou uma rebelião entre os procuradores, que se negaram a fornecer informações sem o que eles entendem ser justificativas cabíveis.

A OAB pediu também investigações sobre a cooperação da força-tarefa com autoridades do FBI "sem utilização dos canais legais competentes", a suposta supressão de nomes de autoridades com prerrogativa de foro dos processos para mantê-los em Curitiba, e a suposta utilização de equipamentos estrangeiros de gravação eletrônica "de diálogos e outras comunicações pessoais".

O conselheiro abriu prazo de 15 dias para que Deltan possa se manifestar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp