Justiça

Corregoria do CNMP recomenda remoção compulsória de procurador que dificultava casamentos homoafetivos em Florianópolis

Marcos Oliveira/Agência Senado
Pedido foi feito pela Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero da OAB de SC  |   Bnews - Divulgação Marcos Oliveira/Agência Senado

Publicado em 28/07/2020, às 13h32   Marcio Smith


FacebookTwitterWhatsApp

A Corregedoria do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) recomendou, nesta terça-feira (28), a remoção compulsória de um promotor de Florianópolis por conta de sucessivas impugnações de casamentos homoafetivos. A recomendação atendeu o pedido feito pela Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santa Catarina.

Segundo a presidente da comissão, advogada Margareth Hernandes, em 2019, o promotor impugnou 46 habilitações de casamentos entre pessoas do mesmo sexo. A união estável homoafetiva está legalmente garantida por decisão judicial proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2011, e por resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicada em 2013.

“Nosso interesse sempre foi preservar os direitos das uniões homoafetivas e evitar o enorme prejuízo aos envolvidos, especialmente moral, já que os casais eram obrigados a debater judicialmente a legalidade incontestável de suas uniões”, afirmou Margareth

Segundo a Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero, o comportamento do promotor vem criando sérios constrangimentos e prejuízos de ordem material e moral aos casais homoafetivos que querem legalizar a união. De acordo a Comissão, desde 2013 casais homoafetivos enfrentam dificuldades para homologar união estável na Comarca de Florianópolis.

"A despeito da inexistência de falta disciplinar, dada a imperiosa necessidade de preservar o interesse público, sugere-se a propositura de remoção compulsória do membro reclamado como medida capaz de harmonizar a ausência de ilícito disciplinar e os interesses das pessoas atingidas pela atuação do agente público”, destacou o Corregedor Nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis Lima, em seu despacho.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp