Justiça

Gilmar estende decisão de soltura a primo de secretário de Transportes de Doria; leia

[Gilmar estende decisão de soltura a primo de secretário de Transportes de Doria; leia]
Por: Agência Brasil Por: Yasmin Garrido 0comentários

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), estendeu a decisão de suspensão de ordem de prisão dada ao secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, a outro investigados no caso, Rodrigo Sérgio Dias, que é primo de Baldy. A decisão foi concedida pelos mesmos motivos que levaram à ordem de soltura do secretário de Doria, que aconteceu na noite de sexta-feira (7) e efetivada na manhã deste sábado (8). 

As investigações que levaram à prisão temporária de Rogério Dias, expedida pelo juiz Marcelo Bretas, tiveram origem, principalmente, nos desdobramentos da operação "SOS", que apurou fraudes ocorridas na Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro durante a gestão do ex-governador Sérgio Cabral. 

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), Rodrigo Dias integra um esquema criminoso, liderado pelo primo, para o recebimento de vantagens ilícitas. "Analisando o decreto prisional, verifica-se que os fundamentos utilizados foram os mesmos para a decretação da prisão do reclamado Alexandre Baldy", concluiu o ministro Gilmar Mendes.

"Do julgado se extrai a conclusão de que realizar o interrogatório não é uma finalidade legítima para a prisão preventiva ou temporária", continuou o magistrado.

Clique aqui para ler a decisão de Gilmar Mendes.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

PodCast

Mais Lidas