Justiça

STF forma maioria para que líder do PCC volte para prisão

Nelson Jr/SCO/STF
Julgamento foi suspenso nesta quarta-feira e será retomado na próxima sessão  |   Bnews - Divulgação Nelson Jr/SCO/STF

Publicado em 14/10/2020, às 18h32   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta quarta-feira (14), para manter decisão do ministro Luiz Fux, presidente do STF, que determinou que o traficante André Oliveira Macedo, o André do Rap, um dos líderes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), volte para prisão. 

A sessão foi suspensa com o placar de 6 a 0 pela manutenção da decisão de Fux que revogou o habeas corpus concedido pelo ministro Marco Aurélio Mello, decano do STF, ao traficante. O entendimento do presidente da Corte foi seguido pelos  ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Dias Toffoli.

Marco Aurélio Mello havia determinado o habeas corpus ao traficante baseado no artigo 316 do Código de Processo Penal (CPP), inserido pelo pacote anticrime. O dispositivo exige revisão da prisão preventiva por juiz a cada 90 dias. Como não houve a revisão, o decano considerou a prisão ilegal e soltou o traficante.

Fux classificou a decisão do ministro Marco Aurélio como "extrema e excepcionalíssima”. O presidente da Corte também afirmou que André do Rap debochou da Justiça pois já havia informado, anteriormente, um endereço falso à Justiça. 

"Os estados gastam milhões para recapturar foragidos desta grandeza criminosa. A sua captura consumiu expressiva verba pública e aproveitou-se da decisão aqui questionada para fugir imediatamente e  cometeu fraude processual ao indicar endereço falso, debochou da justiça, debochou da Justiça", afirmou Fux. 

Relembre o caso:

Nesta sexta-feira (9), o ministro Marco Aurélio Mello, decano do STF, concedeu um habeas corpus e determinou a libertação do traficante André Oliveira Macedo, o André do Rap, um dos líderes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). 

Ao determinar a soltura do traficante, o ministro do STF afirma que André do Rap está preso desde o final de 2019 sem uma sentença condenatória definitiva, excedendo o limite de tempo previsto na legislação brasileira para prisão preventiva.

No sábado (10), o presidente do STF, ministro Luix Fux, atendeu um pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) e suspendeu a decisão liminar de Marco Aurélio. Fux determinou a prisão imediata de André do Rap.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp