Justiça

Advogada que pediu soltura de André do Rap estagiou em gabinete de Marco Aurélio

Nelson Jr./SCO/STF
O decano da corte concedeu o habeas corpus a um dos principais chefes do PCC no último dia 10 de outubro, mas a decisão acabou sendo derrubada  |   Bnews - Divulgação Nelson Jr./SCO/STF

Publicado em 20/10/2020, às 18h47   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A advogada responsável pelo pedido de soltura do traficante André do Rap, um dos principais chefes do Primeiro Comando da Capital (PCC), estagiava até o final de 2019 no gabinete do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O decano da corte concedeu o habeas corpus no último dia 10 de outubro. Na última quinta-feira (15), o plenário da Corte votou por manter decisão de seu presidente, o ministro Luiz Fux, que determinou a volta do réu para a prisão

De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, Ana Luísa Gonçalves Rocha, de 24 anos, se formou em direito no ano passado pela Universidade de Brasília, e abriu um escritório em março deste ano com outro ex-funcionário do ministro, Eduardo Ubaldo Barbos.

Questionado sobre o pedido ter sido feito pelo gabinete de um ex-assessor durante uma entrevista por telefone no último dia 13, o ministro desligou na cara dos entrevistadores. Segundo a publicação, Rocha e Barbosa se conheceram no gabinete do ministro. Ele ficou até fevereiro no gabinete do ministro e, em janeiro, recebeu salário líquido de R$ 17.144,41.

Os dois advogados têm outro processo sob a relatoria de Marco Aurélio, no qual atuam na defesa de um juiz punido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com artigos e vida acadêmica na universidade voltados à advocacia trabalhista, Ana Luísa é novata em processos no Supremo, onde passou a atuar neste ano.

Procurada pela reportagem por telefone e mensagens de WhatsApp, a advogada não respondeu o contato do jornal. Pessoas próximas disseram que ela está assustada com a repercussão do caso e apagou suas contas nas redes sociais.

Marco Aurélio, por sua vez, disse que "cansou da imprensa" e desligou o telefone quando questionado sobre o fato de a advogada ter estagiado em seu gabinete. A assessoria de imprensa do STF não respondeu sobre o caso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp