Justiça

Constitucionalista Paulo Bonavides morre aos 95 anos

Reprodução/ Documentário Paulo Bonavides
O jurista também foi professor emérito e visitante de universidades do Brasil e do exterior   |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Documentário Paulo Bonavides

Publicado em 30/10/2020, às 17h08   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Morreu nesta sexta-feira (30), aos 95 anos, um dos constitucionalistas mais respeitados do Brasil, o professor e jurista paraibano Paulo Bonavides. Informações sobre o funeral e a causa da morte não foram divulgadas.

O advogado-Geral da União, José Levi, lamentou o falecimento de Bonavides. "O Direito Constitucional brasileiro perde um dos seus maiores expoentes. Ficam as numerosas obras e ensinamentos. Que esteja na Paz Eterna e que seus familiares tenham o conforto das melhores lembranças", afirmou Levi através de nota.

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque, também se manifestou sobre a morte do jurista, que era professor emérito da instituição. "O mundo perdeu o seu maior constitucionalista! A Universidade Federal do Ceará está de luto! Com muito pesar cumpro o dever de comunicar o falecimento do Prof. Paulo Bonavides", disse Albuquerque.

Bonavides nasceu em Patos, na Paraíba, e começou a carreira no Jornalismo e no Direito no Ceará. Depois, ensinou Sociologia para alunos do Ensino Médio. Segundo o G1, foi presidente emérito do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (IBDC), presidente de honra do Instituto de Defesa das Instituições Democráticas (IDID) e diretor da Revista Latino-Americana de Estudos Constitucionais, que ajudou a fundar.

O jurista também foi professor emérito e visitante de universidades do Brasil e do exterior e ganhou o título de doutor honoris causa da Universidade de Lisboa (1998) e da Universidad Inca Garcilaso de La Vega (2009). Dentre os prêmios recebidos por Bonavides, estão a Medalha Rui Barbosa, da Ordem dos Advogados do Brasil, e o Grande Colar do Mérito, do Tribunal de Contas da União (2005).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp