Justiça

Juiz rejeita denúncia do MPF contra Lula, Dilma e ex-ministros do PT

Reprodução
TRF1 entendeu que fatos denunciados já foram objeto de absolvição em outro processo  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 22/11/2020, às 11h35   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O juiz Marcus Vinícius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, rejeitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra os ex-presidentes Lula e Dilma, além dos ex-ministros Guido Mantega e Antonio Palocci, e do ex-tesoureiro João Vaccari Neto, por entender que os fatos alegados já foram objeto de apreciação judicial anterior, inclusive tendo havido absolvição.

A segunda denúncia chegou a ser recebida pelo magistrado, mas, ele decidiu, ao fim, não dar prosseguimento ao pedido do MPF. Os acusados já haviam sido absolvidos do crime de organização criminosa. Antes de decidir pela rejeição, o juiz ouviu o MPF, segundo o qual o objeto da segunda ação é, de fato, o mesmo da ação penal na qual já havia tido a absolvição.

Por meio de nota, o escritório Teixeira, Zanin, Martins Advogados, responsável pela defesa do ex-presidente Lula, afirmou que trata-se da sexta rejeição de denúncia sem materialidade contra o petista. A decisão anterior que absolveu os acusados também foi assinada pelo juiz Marcos Vinícius, no final do ano passado, no âmbito da ação penal apelidade de "quadrilhão do PT".

Clique aqui e leia a decisão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp