Justiça

MPF nega que recondução de Aras esteja vinculada a interesses políticos de Bolsonaro

Reprodução // Agência Brasil
"Atuação do PGR norteia-se pelo respeito ao devido processo legal e pela defesa de direitos fundamentais"   |   Bnews - Divulgação Reprodução // Agência Brasil

Publicado em 23/07/2021, às 12h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em nota, o Ministério Público Federal rebateu informações que circularam na imprensa nesta sexta-feira (24) de que a recondução do baiano Augusto Aras como procurador-geral da República estaria condicionada a pretensões eleitorais do presidente Jair Bolsonaro. Confira a nota abaixo:

"O procurador-geral da República, Augusto Aras, rechaça especulações manifestadas por órgãos de imprensa, nesta quinta-feira (22), que tentam vincular a proposta de sua recondução ao cargo para o biênio 2021/2023 a eventuais pretensões eleitorais do presidente da República em 2022.

Os textos especulativos são ancorados em fatos que foram amplamente divulgados ao longo dos últimos 22 meses e que, analisados de forma coerente, apenas confirmam o compromisso do PGR com o respeito à Constituição e às leis, na defesa de princípios como o devido processo legal e os direitos e fundamentais.

Esse respeito foi a baliza do trabalho em todos os casos mencionados pelos veículos de imprensa. A atuação se pautou sempre na defesa do sistema acusatório, no respeito às provas reunidas e não na retórica própria do ambiente político, mas que não deve nortear o funcionamento de órgãos que integram o Sistema de Justiça, caso do Ministério Público Federal.

A defesa da democracia, ao contrário do que sugere um dos textos, sempre foi e seguirá sendo a bússola para o procurador-geral da República. Quaisquer respostas decorrentes de fatos e não de especulações serão dadas no foro próprio e no momento oportuno, conforme já externado pela Procuradoria-Geral da República".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp