Justiça

Ex-âncora da Globo vence processo trabalhista e emissora é condenada a pagar indenização milionária

Reprodução/Verdes Mares
Jornalista Kaio Cézar pediu demissão ao vivo enquanto apresentava o Globo Esporte em 2019   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Verdes Mares

Publicado em 26/07/2021, às 20h06   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Justiça do Trabalho do Ceará condenou a TV Globo e outras três emissoras integrantes do Sistema Verdes Mares de Comunicação, TV Verdes Mares, TV Diário e Rádio Verdes Mares, a pagarem uma indenização de cerca de R$ 2 milhões ao jornalista Kaio Cézar em um processo trabalhista movido pelo apresentador desde 2019. O valor exato ainda está sendo apurado pela justiça.

O profissional, que pediu demissão ao vivo em 16 de fevereiro de 2019, no fim da apresentação do Globo Esporte, conseguiu provar no processo que o então diretor de relações institucionais do sistema de comunicação cearense, Paulo Roberto Norões, praticou assédio e danos morais contra ele e sua esposa. 

"O Globo Esporte fica por aqui, e quero dizer que eu também fico. Neste momento estou pedindo demissão do Sistema Verdes Mares. Não abro mão do respeito e nem da dignidade para estar em lugar nenhum. Um abraço", encerrou o programa esportivo em tom de desabafo. 

Kaio Cézar, que se disse feliz com o resultado, alegou que a Globo se aproveitou de sua força de trabalho sem fiscalizar a situação na qual era exposto pela Verdes Mares em transmissões esportivas nacionais para o SporTV e Premiere, bem como que não recebeu qualquer valor pelo trabalho feito durante a Copa do Mundo de 2014 para o canal esportivo por assinatura, ainda que a Globosat, programadora que controla os canais pagos da Globo, tenha repassado o dinheiro para a emissora cearense.  Na cobertura da Copa do Mundo ele ficou responsável pela coordenação de entradas ao vivo no SporTV.

No curso da ação judicial, o jornalista também citou e apresentou provas do assédio que teria sido cometido pelo ex-chefe, como quando, em uma reunião no sistema de comunicação no qual trabalhava, Paulo César Norões lhe mandou "tomar no c*". Kaio também afirmou que Norões extrapolou a relação profissional, fazendo comentário machista contra sua esposa, por ela ter um filho de uma relação anterior. "Esse daí é um doido, pega uma mulher com um menino e faz outro nela (sic). É um doido!".

O magistrado que julgou o processo no Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região em Fortaleza,  Adalberto Ellery Barreira Neto, concordou com as alegações de Kaio Cézar e asseverou na decisão que condenou as Rés que o comportamento do ex-diretor não poderia ser considerado normal em um ambiente de trabalho. 

“Entendo que os fatos em questão ofenderam a honra e a dignidade do reclamante, sendo que xingamento do nível 'vai tomar no c*', proferido em reunião, e brincadeira machista e de extremo mau gosto envolvendo o fato de a esposa do reclamante ter um filho de união anterior, na presença de colegas de trabalho, não são fatos corriqueiros e muito menos são compatíveis com o respeito recíproco que deve permear a relação de emprego”. 

A emissora do Ceará também se sentiu ofendida 

Após se ver processada por Kaio Cezar, o Sistema Verdes Mares de Comunicação moveu uma ação judicial contra e apresentador alegando ter sofrido danos morais em razão do pedido de demissão ao vivo feito pelo jornalista. Porém, a justiça não concordou com as alegações e encerrou o caso. 

Após o fim dos dois processos e aguardando a finalização dos cálculos da indenização milionária que irá receber, o jornalista se disse muito feliz e comemorou o resultado. "Fico muito feliz. Por ter falado a verdade -que é dever do jornalista- e denunciado arbitrariedades. Enfrentei muitos problemas, inclusive retaliações depois da minha saída. Ver a justiça sendo feita, de certa forma, lava a minha alma.”, afirmou ao portal Notícias na TV.

Procurada para comentar o caso, a TV Globo disse que não fala de ações judiciais. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp