Justiça

INSS é condenado a pagar multa por demora na concessão de aposentadoria

Marcelo Casall Jr/Agência Brasil
A autarquia levou quase seis meses para cumprir uma decisão judicial que havia dado prazo de 20 dias  |   Bnews - Divulgação Marcelo Casall Jr/Agência Brasil

Publicado em 14/11/2021, às 07h00   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

A 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), em São Paulo, condenou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pagar multa por atraso na implantação da aposentadoria por tempo de contribuição, concedida a um segurado por ordem judicial.

Em primeiro grau, a Justiça havia determinado o prazo de 20 dias para implementação do benefício, sob pena de multa diária de R$ 100, limitada a 90 dias. A autarquia foi intimada da decisão no início de julho de 2019, mas só atendeu a ordem no começo de novembro do mesmo ano.

Por conta disso, foi alegada a demora no cumprimento da decisão judicial por parte do INSS e a necessidade de ser aplicada a multa diária que a Justiça já havia determinado para cada dia de atraso. Entretanto, ainda no primeiro grau, a penalidade foi afastada e o processo foi extinto. 

O segurado recorreu ao TRF-3 alegando a possibilidade de fixação da multa em razão do atraso do cumprimento de ordem judicial e atraso injustificado do INSS para implementação de benefício, que é considerado como alimentar.

Na decisão que determinou a aplicação da penalidade, a relatora do caso, desembargadora Inês Virgínia Prado, alegou que "O cumprimento da obrigação, após o prazo razoavelmente fixado sem justificativa concreta, não pode eximir o executado do pagamento da multa, sob pena de esvaziar seu objetivo".

 Ela ainda ressaltou que o prazo e o valor da multa eram "adequados e razoáveis". 

Sem a incidência de juros e correção monetária e considerando todo o período da demora no cumprimento da decisão, a multa deve ficar em torno de R$ 10 mil. 

Leia também:

Bolsonaro nomeará 75 desembargadores, na maior canetada da história recente

Cerca de 85 mil pessoas podem ter benefício do INSS suspenso

Cerca de 85 mil pessoas podem ter benefício do INSS suspenso; saiba como agendar perícia

Convocados pelo INSS têm até esta quinta-feira para agendar perícia médica

INSS inclui período de auxílio-doença para a aposentadoria de servidor

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp