Política

MP pede que TCU investigue Secom por monitoramento de parlamentares

Marcelo Camargo/Ag. Brasil
Fabio Wajngarten, secretário-executivo do Ministério das Comunicações, teria recebido relatório batizado de "Parlamentares em foco"  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Ag. Brasil

Publicado em 23/11/2020, às 13h52   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O subprocurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) Lucas Rocha Furtado  pediu que a corte  apure a motivação do monitoramento da Secretaria de Comunicação (Secom) sobre 162 deputados e senadores.

Segundo informações do colunista Guilherme Amado, da revista Época, Furtado quer saber se as medidas encomendadas pelo órgão "foram devidamente motivadas e se visam atender ao interesse público".

Anteriormente, a publicação noticiou que Planalto monitorou  - com dinheiro público - as redes sociais de parlamentares de oposição e governistas e de jornalistas, para municiar diferentes órgãos do governo sobre o comportamento digital desses agentes. 

O monitoramento diário recebeu o nome de "Parlamentares em foco", o relatório, e teria sido enviado para gente como o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Fabio Wajngarten, e o ministro-chefe da Secretaria de Governo  Luiz Eduardo Ramos.

O subprocurador afirma que "verifica-se a existência de fortes indícios de desvio de finalidade" no monitoramento e que é  necessário saber o que o Palácio do Planalto buscava com a prática.

Ele pede que, caso se confirme o desvio de finalidade, o TCU apure a responsabilidade dos envolvidos e aplique as punições cabíveis.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp