Ciência

Advogado faz alerta sobre nova política de privacidade do WhatsApp: ‘Falta muita transparência’

Pixabay
Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 19/05/2021, às 20h18   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O advogado Rafael Freire fez um alerta nesta quarta-feira (19), em entrevista ao programa BNews Agora, da Piatã FM, sobre a nova política de privacidade do WhatsApp, que teve início no Brasil no último sábado (15). De acordo com ele, “falta muita transparência” no pedido de autorização da plataforma ao usuário. 

“É uma política mais agressiva, com maior permissão de apreensão de dados. Para fazer isso, é preciso que as contas autorizem, mas eles não estão fazendo os pedidos diretamente, que é o correto. Falta muita transparência”, afirmou ele. 

O jurista explicou ainda que a nova política fere a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais do Brasil. “Na lei consta que é necessário que o usuário tenha consentimento livre, espontâneo e inequívoco, ou seja, as pessoas precisam estar cientes de cada passo. Esse conhecimento tem que passar por saber quais dados o aplicativo quer coletar, para que será utilizado, por quanto tempo vai usar e também deve haver a opção de retirar a permissão a qualquer momento com fácil acesso.”

Freire também afirmou que as contas que não derem autorização à plataforma devem sofrer sanções. “A promessa é de que no início comece a se restringir o acesso a textos e áudios e depois é esperado que haja o bloqueio total do aplicativo”, disse ele.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp