Eventos / Lavagem do Bonfim

Presidente da Saltur se irrita ao ser questionado sobre possível ausência da BaianaSystem no Furdunço 2019

BNews
O grupo não está na lista das 118 atrações classificadas para concorrer a se apresentar na festa pré-carnavalesca   |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 17/01/2019, às 08h52   Bruno Luiz e Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

Na última terça-feira, a Empresa Salvador Turismo (Saltur) divulgou as 118 atrações classificadas para concorrer a se apresentar no Furdunço 2019, evento que acontece geralmente no domingo anterior ao Carnaval da cidade. Na lista, publicada no Diário Oficial do Município, não aparece o nome do grupo BaianaSystem, que se tornou tradição na festa pré-carnavalesca, arrastando multidões para as ruas da Ondina e da Barra. Segundo a Saltur, a banda não participou do processo seletivo. No entanto, existe a expectativa de um convite da prefeitura.

Com isso, durante a Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (17), o presidente do órgão,  Isaac Edington, se tornou alvo de questionamentos sobre a ausência do grupo. Em resposta, o gestor se mostrou irritado com a polêmica criada sobre o assunto. "Tem mais de dez bandas que tocam no Furdunço, mas não conhecemos ainda. Todo ano a BaianaSystem fica se auto-convidando para o Furdunço, é só o que tenho a dizer".

Apesar do tom áspero, o presidente foi indagado pela reportagem do BNews se há possibilidade de convite ao grupo por parte da Saltur e afirmou que não tem como "ficar o tempo todo correspondendo ao BaianaSystem".

"Não sabemos ainda. A gente convida pelo edital e convidamos quatro ou cinco bandas que a gente considera de destaque. Todo ano a BaianaSystem se acha no direito de se auto-convidar. É uma das maiores bandas, uma das que eu mais gosto, mas não dá para querer ficar o tempo todo correspondendo ao BaianaSystem que quer saber se vai ou não. Nenhuma outra banda fica fazendo isso, só a BaianaSystem, que eu amo, mas infelizmente eu não posso dizer se eles vão tocar ou não vão tocar, assim como nenhuma outra banda. Então, relaxem aí que ainda tem bastante coisa", declarou.

Relembre
Vale lembrar que a banda causou polêmica em 2017, quando puxou um coro de “Fora Temer” durante o desfile que fez no Furdunço, no circuito Osmar (Campo Grande), no dia 24 de fevereiro daquele ano. O caso chegou a gerar denúncia ao Conselho Municipal do Carnaval (Comcar), entidade que participa da organização e fiscaliza a festa. Segundo informações de bastidores, o fato também desagradou a Saltur e o prefeito ACM Neto.

Além disso, a manifestação também quase levou a banda a ficar de fora do Furdunço em 2018. O líder do grupo, Russo Passapusso, chegou a fazer uma postagem no Instagram, questionando a possível suspensão da festa. No entanto, o prefeito ACM Neto acabou anunciando depois a participação de Baiana no evento.

Segundo a Saltur, os classificados divulgados nesta terça seguiram as exigências do edital. Agora, tem outra fase que é a de apresentação de documentação. Ou seja, uma fase também eliminatória, caso alguma atração não apresente o que é necessário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp