Eventos / Lavagem do Bonfim

Padre catarinense destaca sincretismo religioso na Lavagem do Bonfim: "temos que aprender a conviver com o diferente”

Dinaldo Silva/BNews
Caminhada entre Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada reúne fiéis de diversas religiões   |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 16/01/2020, às 13h19   Léo Sousa e Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Não é novidade que o sincretismo religioso é uma das marcas da Lavagem do Bonfim, que ocorre nesta quinta-feira (16), em Salvador. A caminhada entre Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada reúne fiéis de diversas religiões.

Pela primeira vez no festejo, o padre catarinense Renato Santos, destacou o sincretismo presente na festa e defendeu a convivência com as diferenças. “Aqui eu me dou conta cada vez mais que a religião povo é a católica. O povo vai convivendo com tudo isso e isso forma a riqueza do ser humano. A gente tem que aprender a conviver com o diferente”, disse.

“A gente tem esse respeito e carinho. Eles são nossos irmãos na fé que creem o quanto como nós só que de uma forma diferente”, acrescentou o padre se referindo aos adeptos das religiões de matriz africana.

Ao BNews, o líder religioso, que já integrou o setor de comunicação no Vaticano, disse ainda que se surpreendeu com a festa, denominada por ele como "linda, cheia de alegria, ternura e acolhida".

“Acredito que aqui está acontecendo aquilo que o Papa Francisco tanto fala que é derrubar os muros para construir pontes e aqui estamos vendo esse povo maravilhoso numa dimensão de paz e compromisso social e é fundamental isso tudo para o nosso crescimento como pessoas antes de qualquer coisa”, afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp