Lazer

Câmara analisa projeto que acaba com feriadões de quatro dias

Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Deputados querem antecipar para segunda-feira todos os feriados  |   Bnews - Divulgação Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados

Publicado em 11/02/2014, às 10h41   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado deve analisar nesta terça-feira (11) o projeto de Lei que pretende antecipar para as segundas-feiras os feriados que caírem entre terças e sextas-feiras. De forma prática, se o projeto for aprovado no Senado, ele termina com a possibilidade dos feriados emendados, que chegam a quatro dias.

Segundo o autor do projeto, o deputado federal Milton Monti (PR-SP), “a medida visa melhorar o aproveitamento da semana produtiva, aquecer os negócios ligados ao turismo e facilitar para o trabalhador planejar atividades de lazer com a família”.


Em sua justificativa, o deputado argumenta que “os feriados que caem no meio da semana causam muitos transtornos e prejuízos à economia do País, principalmente ao comércio”. Segundo Monti, “é notório o benefício quando um feriado é comemorado na segunda-feira”. 
"O trabalhador pode planejar bem a sua vida e aproveitar um fim de semana prolongado sem que a economia fique prejudicada". No caso de haver mais de um feriado na mesma semana, o projeto apresentado em 2009 determina que a segunda folga passará para a segunda-feira da semana seguinte.

O projeto abre uma exceção para cinco feriados, baseado em seus valores cultural ou tradicional no calendário nacional. De acordo com a proposta, ficam mantidas em seu dia o Dia da Confraternização Universal (1º de janeiro), o Carnaval, a Sexta-Feira da Paixão, o Dia da Independência (7 de Setembro) e o Natal (25 de dezembro). 

As informações são do R7. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp