Meio Ambiente

Estrutura danificada do Forte Santa Maria preocupa idealizador do Fundo da Folia

Reprodução/ Instagram/Fundo da Folia
A Associação de Moradores e Amigos da Barra (Amabarra) solicitou a intervenção de órgãos como Marinha e o Iphan   |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Instagram/Fundo da Folia

Publicado em 01/09/2019, às 17h19   Yasmim Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

A situação do Forte Santa Maria, no Porto Barra, tem preocupado o idealizador do projeto Fundo da Folia, Bernardo Mussi, e outros moradores da região, após a estrutura apresentar danos. ‘’É uma estrutura que está bem danificada. As pessoas sobem, pescam, mergulham quando a mare está cheia, uma hora dessa pode cair um pedaço ali, machucar alguém’’, alertou. 

A publicação no Instagram do projeto faz um apelo aos órgãos competentes para que seja realizada uma manutenção no local. De acordo com ele, o quadro se agravou com as últimas ressacas na região. 

‘’Preocupados com a situação do Cais da praia do Porto da Barra após as últimas ressacas, também pescadores, comerciantes, moradores locais e o grupo Kirimurê, começamos uma movimentação com o objetivo de auxiliar os órgãos responsáveis na construção de uma solução para o problema. O risco é de desabamento, acidentes, dano ao patrimônio cultural e custos ainda maiores para a recuperação. As coisas estão andando, muita gente boa envolvida. A prainha mais charmosa da Bahia merece esse carinho. Seguimos...’’, disse a publicação.  

Ao BNews, Bernardo Mussi destacou a importância de se conservar um dos cartões-postais da capital baiana. ‘’A gente não quer que caia, até porque é um patrimônio cultural, com um valor histórico muito grande. Se aquilo cair vai ser um prejuízo muito grande’’.  

Além do projeto Fundo da Folia, a Associação de Moradores e Amigos da Barra (Amabarra) também se pronunciou sobre o caso. ‘’Solicitamos aos órgãos responsáveis uma intervenção, a fim de recuperar este sítio tão importante para a nossa cidade e nossa história’’. 

A equipe de reportagem procurou a Marinha, que informou que encaminharia uma nota oficial, mas não se pronunciou até o fechamento da matéria.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp