Meio Ambiente

Limpurb retira 200 kg de mancha de óleo em praia do Jardim de Alah

Divulgação/Secom
O material também foi retirado nas praias do Jardim dos Namorados e Boca do Rio, no trecho do Centro de Convenções de Salvador  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Secom

Publicado em 16/10/2019, às 18h41   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) retirou 200 kg de mancha de óleo, que foram encontrados na praia do Jardim de Alah, nesta quarta-feira (16). Segundo a Prefeitura, o material também foi retirado nas praias do Jardim dos Namorados e Boca do Rio, no trecho do Centro de Convenções de Salvador. 

O presidente da Limpurb, Marcus Passos, assegurou que não houve novas praias atingidas desde as primeiras manchas encontradas em Salvador e, mesmo com a grande quantidade de material encontrada nesta quarta, pela manhã, a operação de retirada do petróleo foi feita com bastante agilidade.

Além disso, o responsável pela pasta afirmou que hoje foram mobilizados 275 agentes do órgão, sendo 225 distribuídos entre Jardim de Alah, Jardim dos Namorados e Pituba, e os outros 50 na região de Itapuã/Stella Maris para realizar a retirada dos materiais. 

Na ação, estiveram presentes representantes de outros órgãos municipais, como as secretarias de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e Casa Civil, e de demais esferas de governo. 

Aos banhistas, os salva-vidas estão orientam que, caso encontrem alguma mancha de óleo na água ou na areia, evitem tocar o material e informem a situação a um salva-vidas ou através do telefone 156. Já em situações que envolvam animais afetados pelo petróleo, o contato pode ser feito com a Guarda Civil Municipal pelo telefone (71) 3202-5312, ou com a Polícia Ambiental, no número 190, a qualquer hora do dia. O Ibama também poderá ser acionado pelo (71) 3172-1650.

Os agentes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) também estão de plantão 24h para fazer a limpeza em todas as praias da cidade. O órgão também pode ser acionado pelo número 156. Em caso de reação alérgica no toque ou ingestão do óleo, basta entrar em contato com uma unidade de saúde.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp