Meio Ambiente

Pesquisadores da UFRJ localizam mancha de óleo de 200 Km² próximo à costa da Bahia

Divulgação
As imagens foram geradas por um satélite da Agência Espacial Europeia   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 30/10/2019, às 10h11   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) descobriram através de um radar, uma mancha de óleo de 200 km² próxima ao sul da Bahia. As imagens foram geradas por um satélite da Agência Espacial Europeia no dia 28 de outubro. 

"O radar é muito sensível a ver rugosidade e lisura. O óleo é muito liso em comparação com a água do mar, que tem ondulações. Onde tem óleo, a água fica muito lisa. Esta é uma técnica consagrada para verificar se existe mancha de óleo", explica o professor do departamento de geologia da UFRJ e especialista em sensoriamento, José Carlos Seoane.

Segundo informações publicadas pelo O Globo, o óleo estava a 50 Km de distância da costa. "Esta é sim uma ameaça a Abrolhos e ao continente. Estamos esperançosos que, neste curto tempo de aviso que demos, a mancha possa ser contida costa afora, pelos navios da Marinha ou de quem puder ajudar neste serviço", disse o professor.

De acordo com o Inema, até a última terça-feira (29), 268 pontos foram atingidos pelo petróleo desde a primeira mancha, achada em 30 de agosto. No total, 94 municípios espalhados pelos estados do Nordeste foram afetados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp