Meio Ambiente

Vigilância de Saúde de Ilhéus investiga relação de queimaduras de turista com óleo nas praias

Reprodução
Orientação é para a população evitar contato com as manchas de óleo  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 04/11/2019, às 08h24   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

A Vigilância de Saúde Ambiental afirmou que já iniciou as investigações sobre a possível relação entre as queimaduras sofridas por um turista de Minas Gerais e o óleo nas praias do município. De acordo com o coordenador do órgão, Gleidson Santana, o centro de toxicologia também foi acionado.

Após um banho de mar, na tarde deste sábado (2), Anderson Gabriel Palmela, 38 anos, começou a sentir ardência nas costas e deu entrada no Pronto de Atendimento da zona sul da cidade. No local foram identificadas queimaduras no corpo do mineiro, após contato com as águas da Praia dos Milionários.

Segundo o coordenador da Vigilância de Saúde, Anderson já se sente melhor. Ainda no fim de semana, Gleidson esteve na praia na companhia do secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, onde identificaram fragmentos de óleo. No entanto, para ele, ainda não é possível relacionar as queimaduras à presença da substância no litoral nordestino.

Por meio de nota, a Vigilância de Saúde de Ilhéus afirmou que, “enquanto as investigações buscam identificar a origem do problema, a orientação à população é evitar o contato com o óleo, porque existem sintomas pelo contato dermatológico, por inalação e ingestão”. Além disso, o órgão reforçou que, quem tiver contato com a substância, deve utilizar equipamentos de proteção individual (EPI).

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) também destacou que, em caso de contato com o óleo, a população deve tomar cuidado ao retirar o produto. “Se houver reação alérgica, ou ingestão acidental, procurar um posto de saúde mais próximo, além de se recomenda usar água e sabão, fricção mecânica e evitar retirar o produto com soluções tóxicas”, destacou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp