Meio Ambiente

2 dos 5 navios gregos notificados não tinham óleo da Venezuela quando passaram pela costa, aponta agência

Reprodução
Ao todo, Marinha diz ter procurado 30 embarcações. Dona de navio Bouboulina, citado pela PF, divulgou nomes de outros navios gregos notificados e reafirma que não derramou óleo no Brasil.  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 08/11/2019, às 07h05   Redação BNews



Dentre os cinco navios gregos notificados pela Marinha do Brasil na investigação sobre o vazamento de óleo, dois não transportavam petróleo da Venezuela. Entre os três que levavam óleo venezuelano, apenas um (o Bouboulina) teria passado pelo litoral nordestino antes do dia 30 de agosto, quando as primeiras manchas foram registradas pelo Ibama. 

As informações sobre a carga e a trajetória dos cinco navios notificados foram fornecidas pela agência de geointeligência Kpler, com base nos dados da notificação divulgados pela Delta Tankers, empresa proprietária do navio Bouboulina. As informações são do G1. 

O Bouboulina foi apontado pela Polícia Federal, na sexta-feira (1º), como o principal suspeito de ter causado o desastre ambiental que já atinge mais de 350 localidades. Apesar disso, a Marinha informou que as investigações continuam e que 30 navios foram notificados. 

A Delta informou nesta terça-feira (5) que o Bouboulina foi notificado pela Marinha do Brasil junto com outras 4 embarcações gregas. 

Segundo a Kpler, dentre as cinco embarcações, apenas três levavam petróleo venezuelano no período em que passaram pelo litoral do Brasil. A Petrobras disse, no último dia 25, que o material encontrado nas praias nordestinas é petróleo bruto originário de três diferentes campos da Venezuela. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp