Meio Ambiente

Congressos internacionais sobre produção pecuária acontecem em Salvador

Publicado em 06/12/2011, às 21h38   Redação Bocão News



Até esta quarta-feira (7), Salvador é sede do II Congresso Internacional da Produção Pecuária e o VI Congresso Internacional do Boi de Capim, que reuni especialistas, estudantes e profissionais do setor, no Bahia Othon Palace. Com o tema central “Produtividade, Responsabilidade Social e Ambiental”, um dos assuntos em destaque durante a tarde desta terça-feira trata das formas de combate da emissão de carbono causado pela agricultura. 

As possíveis soluções para a problemática serão apresentadas em duas conferências a partir das 16h30. Carlos Magno Brandão, do Ministério da Agricultura, apresentará um plano de agricultura de baixa emissão, e em seguida Marcio Pedreira, que é professor da UESB – Vitória da Conquista, destacará as praticas para a redução da emissão de carbono pela bovinocultura. 

“Por ser um problema pontuado no campo da agricultura brasileira, reduzir esses gases é um grande desafio que precisa ser enfrentado e levado a sério, mas para isso é preciso investimento o mais rápido possível”, explicou Pedreira, que salientou a necessidade dos trabalhadores cobrarem ações imediatas ao Governo Federal. “Está prevista a liberação de 3,15 bilhões para a próxima safra. Atualmente a emissão desses gases causados pela agricultura é de 20%. Então não pode ser avaliando pela burocracia e sim pela ação de combate”, acrescentou Lourival Vilela, pesquisador da Embrapa-DF. 

Na mesma linha de raciocínio, Carlos Brandão, alerta para uma agricultura mais eficiente, com menos emissão de carbono, o que significará a possibilidade de haver uma maior oferta de alimentos por uma menor unidade de área. “É necessário vivermos uma agricultura alinhada à economia verde. Para tanto, a redução desse problema é de fundamental importância e o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), do Ministério da Agricultura, lançado em junho de 2010, não tem outro foco que não seja incentivar a melhoria para o crescimento do setor agrícola do país”, concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp