Meio Ambiente

Supremo marca audiência sobre crise ambiental na véspera de discurso de Bolsonaro na ONU

Alan Santos / Presidência da República
Quatro partidos políticos entraram com uma ação na Corte devido à pausa do Fundo do Clima  |   Bnews - Divulgação Alan Santos / Presidência da República

Publicado em 20/09/2020, às 16h34   Redação AjuNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou uma audiência pública para debater a crise ambiental no Brasil e as medidas contra as mudanças climáticas do planeta na véspera do discurso do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) na Organização Das Nações Unidas (ONU) na terça-feira (22). As informações foram publicadas pelo site G1, neste domingo (20).

De acordo com reportagem, quatro partidos políticos – Rede, PSol, PSB e PT – entraram com uma ação na Corte devido à pausa do Fundo do Clima. O relator é o ministro Luís Roberto Barroso. As quatro sessões no STF começam nesta segunda-feira (21), às 9h, e terminam na terça, às 18h. Serão ouvidos representantes da sociedade civil, ministros e autoridades do governo, professores especialistas, ambientalistas, economistas, banqueiros e representantes do agronegócio no Brasil.

O Fundo Nacional sobre Mudança do Clima está parado. Em maio de 2019, o governo federal descumpriu o prazo e travou 82% do orçamento para enfrentar a mudança climática. Criado em 2009, o fundo apoia projetos para reduzir a emissão de gases que causam efeito estufa e para adaptação do país para os efeitos do aquecimento do planeta, como a falta de água em regiões do semiárido.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp