Meio Ambiente

Estudo mostra que Amazônia emite mais carbono do que consegue absorver

Divulgação/TV Brasil
Bnews - Divulgação Divulgação/TV Brasil

Publicado em 14/07/2021, às 17h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A floresta amazônica está emitindo mais dióxido de carbono do que tem capacidade de absorver. Isso é o que aponta um estudo publicado nesta quarta-feira (14) pela revista científica britânica Nature, renomada internacionalmente. 

A pesquisa afirma que a situação atual do bioma é uma imensa inversão de propósito, considerando tratar-se de uma região que era considerada o "pulmão do planeta", justamente por causa da enorme capacidade de absorção das emissões.

O estudo é liderado pela brasileira Luciana Gatti, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e mostra que as emissões de carbono alcançaram um valor dez vezes maior em áreas com mais de 30% de desmatamento e que a floresta consegue absorver atualmente apenas 18% das emissões por queimadas. 

Em números absolutos, o volume corresponde a mais de um bilhão de tonelada de dióxido de carbono despejado na atmosfera a cada ano.

A pesquisa durou quase dez anos e contou com cerca de 600 voos para medir os níveis de dióxido de carbono sobre quatro regiões da Amazônia. A maior parte das emissões constatadas são por causa das queimadas, feitas para limpar terras para produção de carne e soja. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp