Meio Ambiente

Chuva ameniza incêndio na Chapada Diamantina

Sergio Carvalho / Janio Gleidson
Secretário visita Lençóis e se reúne com brigadistas  |   Bnews - Divulgação Sergio Carvalho / Janio Gleidson

Publicado em 02/11/2012, às 23h10   Tony Silva



Através de nota, o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, informou que visitou nesta sexta-feira (2) a cidade de Lençóis, avaliou a situação das áreas atingidas pelas chamas na região da Chapada Diamantina, uma das mais prejudicadas pelos incêndios florestais. Acompanhado de representantes do Comando da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Coordenação de Defesa Civil do Estado, Spengler se reuniu durante a manhã com representantes de entidades e brigadas de incêndio locais. À tarde, a comitiva sobrevoou áreas da região para avaliar a situação e detectar possíveis focos de incêndio.

Segundo o secretário, a chuva que cai em parte do estado desde quinta-feira (1) está ajudando a amenizar a situação. Spengler informou que o trabalho de combate ao fogo em todo território baiano envolve o esforço de 550 brigadistas voluntários, 58 homens do Corpo de Bombeiros, 10 técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e seis policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa), além do apoio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).


Na mesma nota, o governo declara que já investiu R$ 6 milhões em ações para combate às chamas e que foram disponibilizados também três veículos para transporte dos brigadistas até os locais onde estão ocorrendo incêndios.

De acordo informações de alguns blogs locais, as chuvas que caíram na noite desta quinta-feira (1) no município de Macaúbas foram o suficiente para exterminar os focos de incêndio na Serra do Coité e na Região dos Tingüis.

As chuvas também satisfizeram a comunidade de Canatiba, atingindo as comunidades de São José, Mata Escura, Mata Grande e Baraúna, que também foram alcançadas pelo fogo.

As informações dos blogs ainda revelam que, os moradores consideram a extensão de vegetação atingida assustadora; dezenas de pequenas propriedades rurais foram devastadas e com elas muito pasto, área de florestas virgens e animais. E ainda sinalizam para a necessidade de já começar a contabilizar os prejuízos e ajudar a natureza a se recompor.

O Bocão News publicou na tarde desta quinta-feira (1) uma matéria com depoimentos de brigadistas que estão combatendo o fogo nos focos de incêndio. Acompanhe.

Incêndio ainda não foi controlado na Chapada



Fotos:

Sergio Carvalho / Janio Gleidson

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp