Meio Ambiente

PAT Ecosmar resgata tartaruga marinha de 180 kg em Cabrália

Imagem PAT Ecosmar resgata tartaruga marinha de 180 kg em Cabrália
O animal apresentava marcas de linha de pesca e um inchaço próximo à região do pescoço  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 23/11/2013, às 15h15   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



Uma tartaruga marinha da espécie tartaruga-verde (Cheloniamydas), pesando 180 quilos, foi encontrada viva encalhada em uma praia do litoral de Santa Cruz Cabrália. O resgate do macho adulto foi feito pela ONG PAT Ecosmar. Foram necessárias seis pessoas para remover o animal da praia e levá-lo até o local onde está sendo realizado o tratamento.
A tartaruga marinha apresentava marcas de linha de pesca e um inchaço próximo à região do pescoço. Integrantes do PAT Ecosmar acreditam que a luxação que causou o inchaço pode ter ocorrido enquanto o animal permaneceu presoem uma rede de pesca ou quando foi retirado da rede, sendo puxado pela nadadeira direita.
Após a primeira fase do tratamento, que contou com orientação de três médicos veterinários, o inchaço já foi reduzido e a tartaruga voltou a movimentar o pescoço,conseguindo respirar normalmente dentro da água e podendo ser alimentada.

Desde 1998, o resgate e o tratamento de tartarugas marinhas pela ONG PAT Ecosmar é feito através de autorização pelo Projeto TAMAR. A ONG informou que, devido à rescisão do contrato de comodato, o PAT retirou a sua base na praia de Taperapuan, na Orla Norte, mas continua operando na sede logística em Porto Seguro e nas suas instalações em Belmonte.
Caso alguém encontre um animal marinho na praia, evite tocá-lo e entre em contato imediatamente com o PAT, através do telefone (73) 3679-2234.
Fonte: Radar 64

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp