Meio Ambiente

Aplicativo que calcula danos ambientais por desmatamento é lançado pelo MP

Divulgação / MP
Intitulado de Valora, o aplicativo será usado pelos promotores de Justiça para calcular automaticamente os valores de indenizações  |   Bnews - Divulgação Divulgação / MP
Camila Vieira

por Camila Vieira

[email protected]

Publicado em 05/06/2023, às 21h06


FacebookTwitterWhatsApp

Um aplicativo que calcula o valor de danos ambientais causados por desamatamento na vegetação nativa dos biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica foi lançado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) nesta segunda-feira (5), data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. 

Intitulada de Valora, a ferramenta será usada pelos promotores de Justiça para calcular automaticamente os valores de indenizações devidas em casos de danos ao meio ambiente causados por desmatamento. 

O lançamento contou com a presença da procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti e do chefe de Gabinete, promotor de Justiça Pedro Maia. A metodologia do Valora foi desenvolvida em 2008 e agora o aplicativo utiliza isso de maneira automática.

Os promotores devem usar o app para inserir o tamnho da área, em hectares, que teve a vegetação surprimida, a data de quanto isso aconteceu e o bioma. O app então faz o cálculo. 

A nova biblioteca do meio ambienta foi apresentada também durante o evento, que contou ainda com a assinatura de um convênio entre a Fundação José Silveira e o Instituto Ynamata para execução do projeto ‘Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) nos Biomas da Bahia - Etapa II’.

As entidades se comprometeram a desenvolver ações que contribuam para a conservação da paisagem nos biomas Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado por meio da criação de 17 novas RPPNS, que totalizarão cerca de 1,5 mil hectares de unidades de conservação privadas. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp