Meio Ambiente

BNews ESG: 71% das cidades do Brasil possuem baixo desenvolvimento sustentável

Divulgação / Fotos públicas
Saiba quais as cidades com pior índice, segundo pesquisa  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Fotos públicas

Publicado em 06/08/2023, às 17h37 - Atualizado às 18h14   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Menos de 1% das cidades brasileiras alcançou alto nível ou índice aceitável de desenvolvimento sustentável, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Cidades Sustentáveis. O relatório com o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC) apontou um dado alarmante para 2023: no país, de cada dez municípios, sete possuem padrões de desenvolvimento sustentável classificados como baixos ou muito baixos. Ou seja, 71% das regiões analisadas no Brasil, não cumprem a meta indicada admissível para sair do patamar de insuficiência no quesito de sustentabilidade.

No Brasil, 3.970 cidades foram examinadas. Dessas, de acordo com o que foi computado pelo relatório: 625 apresentaram índice muito baixo; 3.345, baixo; 1.555, médio; 45, alto; e nenhum município brasileiro registrou nível muito alto de desenvolvimento.

Vale destacar que os índices pioraram em 2.259 municípios, ficaram estagnados em 2.569 e melhoraram em apenas 742. As 15 cidades com piores padrões de desenvolvimento sustentável estão na Amazônia.

Para que se possa compreender melhor como funciona esse levantamento, o IDSC analisa indicadores como erradicação da pobreza e da fome, promoção de saúde, educação e saneamento e redução de desigualdades, dentre os 100 critérios estabelecidos aos países, pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2015.

O intuito é determinar o desempenho das cidades no cumprimento efetivo dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, com meta a ser alcançada globalmente até 2030.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp