Meio Ambiente

BNEWS ESG: Heineken e Ancat lançam projeto 'Hub da Cidadania' para atender catadores de resíduos

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Projeto vai operar como durante 12 meses na cidade de São Paulo em benefício dos catadores de resíduos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 02/08/2023, às 13h38   Cadastrado por Bernardo Rego


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A Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat) e o Instituto Heineken vão lançar, em parceria, um projeto chamado Hub da Cidadania, espaço onde os ctadores de resíduos terão acesso a serviços de bem-estar. A iniciativa é o presidente da Ancat, Roberto Rocha, como forma de lembrar o tempo que passou nas ruas coletando resíduos. As informações são do Valor Econômico.

Com uma equipe formada por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, orientadores de políticas públicas e outros profissionais, o objetivo é impactar positivamente 1.000 trabalhadores da reciclagem autônomos nesta primeira fase. “Esse é um público invisível nas cidades. Queremos ter um papel de articular para oferecer a esses catadores serviços que tragam cidadania”, pontuou Rocha. O projeto funcionará com uma unidade móvel, itinerante, que vai circular por diversos bairros na cidade.

Rocha está articulando com entidades públicas para oferecer de regularização de documentos a assistência social a esses profissionais, passando por atendimentos de saúde e psicológicos. Muitos dos catadores, especialmente autônomos, de acordo com a ANCAT, trabalham há anos na profissão, mas desconhecem seus direitos básicos e não têm acesso a serviços de assistência, saúde e educação.

“Todos os serviços que inicialmente elencamos para oferecer de imediato são necessidades que eu mesmo vivi em meus tempos de catador. Muitas pessoas não têm RG, outros não têm telefone para se comunicar com parentes, e ainda tem gente que precisa de um atendimento psicológico”, pontuou Rocha.

Em um segundo momento, a ideia é ter uma agenda de bate-papos sobre autoestima e valorização da profissão, dicas para bem-estar no trabalho e capacitações para incentivar o desenvolvimento profissional desses trabalhadores. “Eu pessoalmente despertei para a profissão depois de ouvir uma pessoa falando, com tanta propriedade, sobre a importância do trabalho dos catadores”, acrescentou.

O piloto terá o patrocínio do Instituto Heineken, organização lançada há um ano no Brasil pelo grupo de bebidas Heineken, com o intuito de desenvolver o pilar social da companhia. Ao todo, o projeto piloto recebeu um cheque de R$ 500 mil da Heineken para sair do papel. O instituto se colocou a meta de impactar 10.000 até 2025 profissionais que são públicos prioritários na estratégia social o pilar social da companhia, o de catadores de resíduos e ambulantes que vendem alimentos e bebidas.

Atualmente, o Brasil produz 82 milhões de toneladas de resíduos por ano. Segundo o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), 90% do material reciclável que chega à indústria é coletado por catadores. E os catadores autônomos, que são público-alvo do projeto, representam cerca de 80% do contingente estimado de 800 mil no Brasil.

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