Meio Ambiente

BNews Summer: Verão que inicia nesta sexta-feira pode ser o mais quente da história

Domingos Júnior/BNews
Meteorologistas dão detalhes sobre as previsões para a estação mais quente do ano  |   Bnews - Divulgação Domingos Júnior/BNews
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 22/12/2023, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

Você estão preparados? O verão, que inicia nesta sexta-feira (22) e vai até o dia 20 de março de 2024, pode ser o mais quente da história. A previsão, de acordo com os meteorologistas Laurízio Alves e Giuliano Carlos, da Defesa Civil de Salvador (Codesal), é de temperaturas e sensação térmica ainda mais elevadas nos próximos três meses.

Em entrevista ao BNews, os especialistas informaram que o motivo de tanto calor é um fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico na sua porção equatorial.

“A previsão para este verão é de temperaturas acima da média climatológica, por conta da atuação do El Niño que, em geral, reduz as chuvas no Nordeste e aumenta a temperatura na região. Porém, as previsões climáticas indicam chuvas acima da média para este verão”, destacaram.

Temperatura x Sensação térmica

Além das altas temperaturas, a sensação térmica também deve chegar a níveis ainda mais elevados neste verão. Isso porque, segundo Laurízio e Giuliano, as previsões meteorológicas indicam que “as temperaturas devem ser maiores e, por consequência, a sensação térmica pode aumentar e causar mais estresse devido as altas temperaturas”.

Os especialistas também explicaram a diferença entre temperatura e sensação térmica. “Temperatura é o registro do calor do ambiente. Já a sensação térmica é a resposta do corpo a temperatura do ambiente, que pode ser influenciada pela umidade do ar e o vento”, pontuaram.

Chuvas

Outro fato que chama atenção nas previsões meteorológicas para este verão é a quantidade de chuvas. De acordo com os especialistas, até o final da estação os acumulados pluviométricos devem ser “superiores à média climatológica”.

Apesar de todo o calor esperado, os meteorologistas apontam que as chuvas previstas para este verão poderão auxiliar na redução da temperatura durante a estação. “Segundo órgãos internacionais, este verão pode ser o mais quente da história. Porém, a previsão são chuvas acima da média para o verão e isso pode impactar reduzindo a temperatura no período”, completaram.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp