Meio Ambiente

Cobras recém-descobertas já correm risco por causa da mineração no Equador, Panamá e Colômbia

Divulgação/Alejandro Arteaga
A situação se tornou ainda mais alarmante com a Covid-19, pois segundo os pesquisadores houve uma proliferação de operações ilegais de mineração na região  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Alejandro Arteaga

Publicado em 25/02/2023, às 17h22   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

Faz pouco tempo que cientistas descobriram cinco espécies de cobras com olhos laranjas em árvores da selva do Panamá e Equador, mas elas já podem estar em risco, já que estão em uma área que tem sido explorada pelo minério.

À época de sua descoberta, Alejandro Arteaga, diretor de pesquisa da Fundação Khamai, organização não governamental focada na conservação, celebrou: “Essas novas espécies de cobra são apenas a ponta do iceberg em termos de novas descobertas de espécies nesta região”.

Entretanto, os pesquisadores já trazem um alerta: as operações de mineração de ouro e cobre na região podem ameaçar esses répteis recém-descobertos e ainda os que ainda não foram catalogados.

A situação se tornou ainda mais alarmante com a Covid-19, pois segundo os pesquisadores houve uma proliferação de operações ilegais de mineração de ouro e cobre nas selvas do Equador, Colômbia e Panamá, chegando a um nível crítico e ameaçando as populações de cobras que vivem em árvores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp