Meio Ambiente
Publicado em 13/11/2023, às 18h19 Cadastrado por Mariana De Siervi
A União Europeia (UE) anunciou nesta segunda-feira (13) que fará uma contribuição financeira “substancial” para um novo fundo internacional criado para combater os danos causados pelas mudanças climáticas, segundo sua Comissão Executiva.
Espera-se que o primeiro fundo mundial de "perdas e danos" climáticos seja lançado durante a cúpula climática COP 28 das Nações Unidas, que ocorrerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 30 de novembro a 12 de dezembro.
Em uma declaração conjunta, a Comissão Europeia e o novo presidente da COP 28 dos Emirados Árabes Unidos afirmaram que o comissário climático Wopke Hoekstra está pronto para anunciar uma contribuição financeira substancial da UE e seus Estados-membros para o fundo de perdas e danos, no contexto de um resultado ambicioso. No entanto, o tamanho exato da contribuição especificada não foi especificado.
Além disso, o bloco de 27 nações da UE também pretende se comprometer com o financiamento na COP 28, a fim de ajudar os países a cumprir a promessa de triplicar a capacidade global de energia renovável até 2030, de acordo com um comunicado.
O financiamento é uma das principais questões nas negociações climáticas anuais da ONU. A iniciativa da UE pode promover outros acordos durante a cúpula, onde os países irão considerar a possibilidade de eliminar gradualmente os combustíveis fósseis e adotar outras medidas para reduzir as emissões.
No ano passado, durante as negociações climáticas da ONU, os países concordaram em lançar o fundo de danos climáticos, um acordo considerado um avanço das nações pelo desenvolvimento, que há muito tempo está precisando de apoio para lidar com os danos causados pelo clima, como secas, inundações e aumento do nível do mar.
Até o momento, nenhum país fez uma promessa financeira específica para o fundo, embora alguns tenham demonstrado interesse. Durante o Fórum de Nova Economia da Bloomberg, em Cingapura, na semana passada, John Kerry, enviado dos EUA para o clima, afirmou que Washington contribuirá com "milhões de dólares" para o fundo na COP.
Classificação Indicativa: Livre